Centropomus undecimalis (Bloch), popularmente conhecido como robalo, robalão, robalo-bicudo, robalo-flecha, camuri, camurim açu, robalo-branco, camorim, robalo-de-galha, robalo-estoque e rolão, é um peixe encontrado dos Estados Unidos até o Sul do Brasil. Vive em baías, estuários, manguezais e rios. Nada em cardumes.
Quantos tipos de robalo existe?
Existem doze espécies de Centropomus, sendo que as cinco primeiras ocorrem no Brasil. Muitas espécies são conhecidas popularmente como robalo. Também há relatos de captura de exemplar da espécie Centropomus nigrescens no litoral da Bahia.
O robalo pode ser encontrado na maior parte do litoral brasileiro. É um peixe que vive preferencialmente em estuários e águas costeiras, mas que também está presente nas partes altas dos rios ou em manguezais. Na costa nordeste do Brasil, é comum encontrar robalos com tamanho e peso maiores que os do restante do país.
Qual o melhor horário para pesca de robalo?
Entre 12 e 16 horas da tarde é o período do dia em que o Sol está mais quente e incide diretamente na água, o que faz com que parte dos peixes procure abrigo em águas mais fundas. Mas isso também pode ser vantajoso para a pesca de animais que têm a preferência pela profundidade, como corvinas, pampos e papa-terras.