domingo, 23 de janeiro de 2011

Fonte de proteínas



Carne de peixe traz inúmeros benefícios na corrida por uma vida saudável.O consumo de peixe é muito nutritivo e deveria estar sempre em nossa alimentação. A carne de peixe é uma excelente fonte de proteínas, além de ser um alimento dos mais versáteis. A carne de peixe apresenta uma grande qualidade que nem sequer existe nas carnes vermelhas: a presença de um componente que é muito benéfico à saúde, conhecido como ômega 3 ex.:salmão, carpa, cavala, sardinha e outros. O ômega 3 é um ácido que ajuda a reduzir as taxas de colesterol, diminuindo a incidência de doenças cardiovasculares. O peixe é uma carne que se deteriora facilmente, por isso deve ser consumida rapidamente e o mais fresca possível.

Escolha e conservação

Os peixes estragam rápido. Se corretamente manuseados, os gordos como a anchova, o salmão, a cavala ou o arenque, duram apenas uma semana depois de pescados; os peixes magros como o bacalhau e o badejo duram cerca de 10 dias. Para ter certeza que o peixe que você está comprando é fresco, veja se ele tem um "cheiro de peixe" muito forte. Se você sentir este cheiro, não compre. Se comprar peixe inteiro, em filés ou postas, eles devem ser firmes e não macios ao toque. As escamas devem ser claras e brilhantes, não viscosas. Veja os olhos do peixe: eles devem estar claros e não turvos. Também devem estar salientes e não afundados. Os filés e as postas de peixe devem estar úmidos. Fique longe se parecem ressecados ou enrolados nas extremidades.

É aconselhável preparar o peixe fresco no mesmo dia que você comprá-lo. Geralmente o peixe estraga mais rápido do que a carne vermelha ou de ave. O peixe inteiro normalmente dura mais do que filés ou postas. Você poderá guardar o peixe fresco na geladeira durante a noite se colocá-lo num saco plástico sobre um prato com gelo. Se precisar guardá-lo por mais tempo, congele-o. A qualidade é mantida se ele for congelado rapidamente. Congele o peixe inteiro apenas se ele pesar um quilo ou menos. Os grandes devem ser cortados em pedaços, postas ou filés. Os peixes magros podem ser congelados por até seis meses e os gordos por apenas três meses.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Saudável



Coma peixe e frutos do mar, ricos em proteína e vitaminas, fontes naturais de iodo, cálcio e fósforo, alimentação saudável, nutritiva saborosa e de fácil digestão, contendo baixo teor de gordura.

O peixe é rico em proteínas, como qualquer outro tipo de carne para quem quer deixar de lado a carne vermelha, estará bem nutrido comendo peixe, ele tem grande quantidade de minerais, entre eles cálcio, fósforo, iodo e cobalto, e é também fonte das vitaminas A, D e B.

E a melhor notícia é que peixe tem pouca gordura! É claro que existem algumas espécies gordurosas, mas em geral o peixe tem bem menos gordura do que carne vermelha e frango, e isso faz com que sua digestão seja mais rápida.

O salmão é um grande peixe da família Salmonidae, que também inclui as trutas. Peculiar aos mares e rios europeus, é muito procurado pela sua apreciadíssima carne rosada, muito saborosa, e criado em aquacultura, especialmente a espécie Salmo salar.

A cor vermelha do salmão deve-se a um pigmento chamado astaxantina. O salmão é basicamente um peixe branco. O pigmento vermelho é feito através das algas e dos organismos unicelulares, que são ingeridos pelos camarões do mar; o pigmento é armazenado no músculo do camarão ou na casca. Quando os camarões são comidos pelo salmão, estes também acumulam o pigmento nos seus tecidos adiposos. Como a dieta do salmão é muito variada, o salmão natural toma uma enorme variedade de cores, desde branco ou um cor-de-rosa suave a um vermelho vivo.

Além de excelente fonte de proteína animal cuja função é manter os tecidos corporais, o salmão é muito rico no ácido graxo poliinsaturado ômega 3. Ele reduz o colesterol, combate os triglicerídeos, dissolve placas de gordura e é eficaz no tratamento e prevenção do câncer de mama, também fortalece o sistema imunológico, pois possui propriedades antiinflamatórias. Outra função importante do ômega 3 encontrado também em peixes como a sardinha e o arenque é aumentar os níveis de HDL (colesterol bom) e diminuir os de LDL (colesterol ruim) no sangue.

De acordo com diversos estudos científicos, comer salmão de duas a três vezes por semana garante benefícios para a saúde de crianças, adultos e idosos, já que o ômega 3 presente neste tipo de peixe diminui o risco de um ataque cardíaco.

Para se ter uma idéia da importância do ômega 3, a falta dele no organismo prejudica o crescimento e a reprodução e está associada, ainda, à redução do aprendizado.

Fonte: http://www.jferreirapescados.com.br/festivalsalmao.php

domingo, 2 de janeiro de 2011

Na grelha peixe vai bem!


Férias é sinônimo de churrasco, no entanto nesta época do ano os produtos da peixaria costumam serem tão atrativos como os do açougue, sem falar nos benefícios à saúde que um bom peixe pode trazer. Para conciliar às duas situações a solução é assar o peixinho no carvão, fica delicioso, mas fazer churrasco de peixe tem as suas manhas, e vão aí algumas dicas para que uma sardinha fique tão apetitosa quanto uma picanha.


O peixe é uma das comidas que nós mais gostamos de comer, isso porque a carne do peixe é uma carne branca, que contem mais nutrientes, e também tem um preço bem mais acessível que os demais.

POR EXEMPLO, ANCHOVA NA BRASA
Tempere com sal grosso uma anchova (cerca de 1,5 kg) espalmada e asse por mais ou menos 10 minutos no lado com a pele. Quando começarem a sair bolhas da barriga do peixe, vire e asse por mais 5 minutos. Sirva com limão. O mesmo vale para a sardinha.


Alimentação! Quantas vezes você come peixe por semana?