domingo, 16 de janeiro de 2011
Saudável
Coma peixe e frutos do mar, ricos em proteína e vitaminas, fontes naturais de iodo, cálcio e fósforo, alimentação saudável, nutritiva saborosa e de fácil digestão, contendo baixo teor de gordura.
O peixe é rico em proteínas, como qualquer outro tipo de carne para quem quer deixar de lado a carne vermelha, estará bem nutrido comendo peixe, ele tem grande quantidade de minerais, entre eles cálcio, fósforo, iodo e cobalto, e é também fonte das vitaminas A, D e B.
E a melhor notícia é que peixe tem pouca gordura! É claro que existem algumas espécies gordurosas, mas em geral o peixe tem bem menos gordura do que carne vermelha e frango, e isso faz com que sua digestão seja mais rápida.
O salmão é um grande peixe da família Salmonidae, que também inclui as trutas. Peculiar aos mares e rios europeus, é muito procurado pela sua apreciadíssima carne rosada, muito saborosa, e criado em aquacultura, especialmente a espécie Salmo salar.
A cor vermelha do salmão deve-se a um pigmento chamado astaxantina. O salmão é basicamente um peixe branco. O pigmento vermelho é feito através das algas e dos organismos unicelulares, que são ingeridos pelos camarões do mar; o pigmento é armazenado no músculo do camarão ou na casca. Quando os camarões são comidos pelo salmão, estes também acumulam o pigmento nos seus tecidos adiposos. Como a dieta do salmão é muito variada, o salmão natural toma uma enorme variedade de cores, desde branco ou um cor-de-rosa suave a um vermelho vivo.
Além de excelente fonte de proteína animal cuja função é manter os tecidos corporais, o salmão é muito rico no ácido graxo poliinsaturado ômega 3. Ele reduz o colesterol, combate os triglicerídeos, dissolve placas de gordura e é eficaz no tratamento e prevenção do câncer de mama, também fortalece o sistema imunológico, pois possui propriedades antiinflamatórias. Outra função importante do ômega 3 encontrado também em peixes como a sardinha e o arenque é aumentar os níveis de HDL (colesterol bom) e diminuir os de LDL (colesterol ruim) no sangue.
De acordo com diversos estudos científicos, comer salmão de duas a três vezes por semana garante benefícios para a saúde de crianças, adultos e idosos, já que o ômega 3 presente neste tipo de peixe diminui o risco de um ataque cardíaco.
Para se ter uma idéia da importância do ômega 3, a falta dele no organismo prejudica o crescimento e a reprodução e está associada, ainda, à redução do aprendizado.
Fonte: http://www.jferreirapescados.com.br/festivalsalmao.php
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário