sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Peixe
Peixe – quando é sinônimo de alimento fresco e higienicamente bem tratado – é também sinal de qualidade de vida. Durante os tantos anos que me dedico à peixaria, descobri que um dos fatores de mais destaque em relação ao consumo de peixe é o atual interesse das pessoas em relação à saúde, à longevidade e à segurança alimentar. O desejo de consumir alimentos mais saudáveis justifica também a acentuada tendência dos consumidores por alimentos com baixo teor calórico. Eis aí o espaço para os pescados.
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Camarão
Aparência do Camarão
O camarão fresco dever ter a carne firme e a casca totalmente colada ao corpo. Quando a casca começa a se soltar da carne, é sinal de que o camarão está perdendo o frescor.
Inteiro ou limpo?
Aproximadamente 50% do camarão (dependendo da maneira como ele é limpo, com vísceras e sem vísceras, com e sem a cauda), é constituído pela cabeça e cascas. Dessa forma, quando você compra dois quilos de camarão (sem limpar), estará levando aproximadamente um quilo, já que com a limpeza ele se perde muito.
A cor natural do camarão varia conforme sua espécie. Existem camarões de cor castanha-esverdeada, cinzento-azulado, rosa-acastanhado a laranja, rosa ou mesmo vermelho-pálido.
Os camarões devem ter aspecto e cheiro fresco e suave, com cascas brilhantes. A textura do camarão fresco é firme, sendo que a casca deve estar presa ao corpo. Quando a casca começa a soltar do seu corpo é sinal que o camarão está deixando de ser fresco.
Os camarões mais comumente comercializados em diversas lojas no Brasil são: Camarão Branco, Camarão Cinza (cativeiro), Camarão Cristalino, Camarão Rio Grande, Camarão Rosa, Camarão Santana, Camarão Sete Barbas e Camarão Vermelho.
Dica:
Na hora de preparar o camarão, é preciso saber cozinhar sem perder as suas propriedades. O cozimento mais indicado é no vapor, sem óleo preserva todos os nutrientes do alimento e sem ressecá-lo. Use sempre manteiga e não fritar, mas sim derreter ou azeite de oliva.
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
O que é Caviar?
Ovas de peixe para um público exigente de um paladar requintado. Mas o que será que faz a diferença? Caviar de qualidade é como o vinho: cheio de nuances e entonações. No caviar de boa qualidade os grãos estão imaculadamente redondos, bem delineados e distintos uns dos outros e sem cheiro. Comprá-lo de um comerciante respeitável também é um prazer.
A familia do caviar tem várias mães: o esturjão, o lumpo, o capelin, a truta salmonada, o salmão e o arenque. O esturjão é um bicho feíssimo, de visual pré-histórico, do tipo que não inspira amigos ou poesia, originário do Mar Cáspio, mas é a galinha aquática das ovas de ouro.
De um peixe horrendo, antiqüíssimo e desprezado, o esturjão, vem o alimento mais caro do mundo. Mas já houve tempo em que era servido de graça para acompanhar aperitivos.
Um quilo custa mais de 1000 dólares, o equivalente a quase 100 gramas de ouro puro.
sábado, 23 de outubro de 2010
Por que peixes de águas frias são considerados mais saudáveis?
Porque algumas espécies provenientes de águas frias, como o salmão, a truta e a cavala, possuem níveis mais altos de ácidos graxos poliinsaturados, encontrados nos lipídios do pescado, provavelmente relacionados com suas maiores reservas energéticas. Dois desses poliisanturados aparecem em maior quantidade: o ômega 3 e ômega 6, que apresentam comprovadamente efeitos redutores sobre os teores de triglicerídeos e colesterol sangüíneo humano.
Fonte:Ricardo Lombardi
sábado, 11 de setembro de 2010
Carne de peixe
Carne de peixe traz inúmeros benefícios na corrida por uma vida saudável
O consumo de peixe é muito nutritivo e deveria estar sempre em nossa alimentação. A carne de peixe é uma excelente fonte de proteínas, além de ser um alimento dos mais versáteis. A carne de peixe apresenta uma grande qualidade que nem sequer existe nas carnes vermelhas: a presença de um componente que é muito benéfico à saúde, conhecido como ômega 3 ex.:salmão, carpa, cavala, sardinha e outros. O ômega 3 é um ácido que ajuda a reduzir as taxas de colesterol, diminuindo a incidência de doenças cardiovasculares. O peixe é uma carne que se deteriora facilmente, por isso deve ser consumida rapidamente e o mais fresca possível.
sábado, 7 de agosto de 2010
Sempre Saudável
Além de deliciosa, sua carne é rica em vitaminas, minerais e gorduras essenciais que ajudam o nosso organismo a se manter sempre saudável.
Não é exagero: comer peixe só faz bem. O alimento é rico em vitaminas, minerais, proteínas e gorduras essenciais que ajudam a manter a saúde do organismo. “O consumo de peixe evita doenças cardiovasculares e, por ser fonte de ômega 3, impede a formação de coágulos de sangue que podem levar a um infarto ou derrame. Os especialistas recomendam o consumo de peixe pelo menos três vezes por semana.
Não é exagero: comer peixe só faz bem. O alimento é rico em vitaminas, minerais, proteínas e gorduras essenciais que ajudam a manter a saúde do organismo. “O consumo de peixe evita doenças cardiovasculares e, por ser fonte de ômega 3, impede a formação de coágulos de sangue que podem levar a um infarto ou derrame. Os especialistas recomendam o consumo de peixe pelo menos três vezes por semana.
sábado, 29 de maio de 2010
Sardinha consuma três vezes por semana!
Os melhores peixes e frutos do mar são os capturados na natureza, de forma sustentável, pois assim pode-se garantir que ele teve uma alimentação apropriada para seu organismo e que sua procriação foi mantida intacta. Prefira comprar o mais fresco possível, ou os congelados ao mar (e vendidos congelados), como robalo, badejo, cação, dourado, camarão, lula, polvo, sardinha (excelente fonte das gorduras omega -3.
Sem dúvidas, os peixes podem ser considerados alimentos saudáveis para o organismo, mas, sua propriedade mais valiosa é o ômega 3, um tipo de gordura apropriada para a manutenção correta do colesterol bom.
A sardinha pode ser encontrada fresca (feiras e mercados), ou enlatada (mercados), e nesta última versão também é considerada saudável, visto que contém muito mais cálcio, devido a espinha do peixe que pode ser consumida.
O cálcio evita a perda de massa óssea e osteoporose. A sardinha ainda contém nutrientes como ferro, iodo, potássio, flúor, magnésio, fósforo, sódio e vitaminas.
Consuma a sardinha três vezes por semana sempre assada ou cozida, evite na versão frita, para não perder seus nutrientes básicos.
Não perca esses elementos tão saudáveis!
domingo, 9 de maio de 2010
Dicas para saber comprar peixe
O peixe fresco deve ter carne branca ou rosada, escamas bem presas ao corpo, guelras avermelhadas e brilhantes, olhos brilhantes e sem manchas. É muito importante tocar a carne com um dedo e pressioná-la: se a carne estiver muito mole ao toque, deixando uma marca afundada, significa que a carne não está apropriada para consumo e deve ser descartada. Deve estar conservado no gelo e não deve ser comprado se estiver exposto ao sol ou à presença de insetos.
Assinar:
Postagens (Atom)